Olá, leitores!
Saber o que é o SFA (Sales Force Automation, ou Automação da Força de Vendas, em tradução literal) e como funciona sua aplicação em um negócio é algo muito importante para quem deseja impulsionar seus resultados. E já que o software de SFA está nosso catálogo de produtos, nesse texto falaremos sobre: o que é SFA?
Afinal, para que serve o SFA?
Com os processos de venda automatizado, o que é conquistado é um ativo muito importante no mercado atual: tempo. O potencial dessa ferramenta no auxílio da equipe de vendas é enorme, já que ela permite que sua equipe aumente o volume de pessoas atendidas, e realize esse atendimento de forma mais veloz e dinâmica, já que as informações coletadas são tratadas em tempo real, otimizando o envio de propostas e o fechamento de vendas.
Um bom software de automação de vendas permite sua equipe a focar no relacionamento com o cliente, que é a forma mais utilizada de abordagem comercial atualmente (leia mais em “O que é uma abordagem comercial?”, clicando aqui). Além disso, ela fornece um suporte ao vendedor para que ele realize suas tarefas como apresentação de produtos, envio de pedidos ou propostas, ou controle de estoque de maneira intuitiva e automática.
Quais os benefícios de possuir um software de automação de força de vendas?
Além do ganho de tempo para a equipe, há diversas outras particularidades benéficas em automatizar seu processo de vendas. Um bom software SFA grava as informações do seu cliente, como histórico de compras, adimplência ou inadimplência, e também o controle completo dos pedidos e envios. Isso permite ao gestor traçar estratégias únicas para atingir o seu público, já que facilita a construção da persona ideal de cliente e de seus padrões de compra.
Todas essas informações devem ser apresentadas ao gestor de maneira simplificada, através dos indicadores de Inteligência de Negócios (BI – Business Inteligence), que são aliados poderosos na hora de visualizar o progresso de um negócio e traçar planos para impulsioná-lo.
Além das informações dos consumidores, um bom software de SFA grava as informações das equipes de vendas e produz indicadores de desempenho essenciais para a gestão do seu time, tornando mais fácil identificar os gargalos no seu processo de vendas e tomar decisões que melhorem seus resultados.
E, claro, uma boa ferramenta de SFA permite a parametrização das suas regras comerciais, ou seja, ela se adapta ao seu modelo de negócio e agrega valor a ele, fazendo com que você possa trabalhar suas vendas utilizando seus padrões de negociação.
Por fim, é necessário que o seu software de automação de vendas esteja integrado ao seu ERP (Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos da Empresa), permitindo a gestão de todas as informações coletadas em um único lugar. Uma boa ferramenta permite essa integração e potencializa o uso de ambas em conjunto.
E aí, quer saber mais sobre o nosso software SFA? Entre em contato conosco e saiba como esta tecnologia pode aumentar ainda mais seus resultados!