Olá, leitores!
Continuando a série sobre como impulsionar suas vendas com o bom uso das redes sociais, hoje traremos algumas dicas sobre o LinkedIn! A rede social especializada em trabalho e negócios é um ótimo lugar para posicionar sua marca, já que as conexões feitas nessa rede são propícias para contatos comerciais assertivos. Por isso, trabalhar bem o LinkedIn pode ser uma ligação direta com seu público ideal. Então, vamos lá?
Perfil, conexões e abordagem
No LinkedIn seu perfil e conexões dizem muito sobre seu objetivo dentro da rede. Seja vender produtos ou sua própria imagem, construir um perfil em cima disso é essencial para se sobressair no LinkedIn, já que nessa rede muitos estarão tentando o mesmo que você: vender.
Seu perfil deve conter informações relevantes para seus possíveis prospects saberem quem você é: seu cargo atual, seus cargos anteriores, suas competências, o que sua empresa faz, uma boa foto. Isso é uma parte importante da construção da sua imagem e da imagem do seu negócio. Outra parte está contida nas suas conexões. Além dos seus clientes, colaboradores e parceiros de negócio, é muito importante acompanhar o trabalho de referências na sua área de atuação, pois conexões em comum são pontos de interesse para o seu cliente, fornecendo credibilidade ao seu perfil.
Se posicionar em grupos e ser um participante ativo, compartilhando seu conteúdo, também é uma estratégia válida para se aproximar de possíveis clientes. A visibilidade gerada por essa atividade é interessante, e isso também se torna uma forma de se atualizar das tendências do seu mercado, portanto, dedicar uma parte do seu dia para isso é essencial para potencializar suas vendas através do bom uso dessa rede.
Quanto a abordagem dos possíveis clientes, o LinkedIn fornece diversas informações para que ela seja a mais pessoal e personalizada possível. Humanizar esses contatos é uma parte importante na abordagem comercial praticada atualmente, e o perfil do seu prospect pode conter a chave para a assertividade da sua aproximação. E lembre-se: começar com propaganda intensa não é recomendável. Use esse espaço de rede social para estreitar relações, e depois disso trabalhe uma venda mais concreta.
Por fim, criar e alimentar uma “Company Page” (página empresarial) com conteúdos gera ainda mais credibilidade na hora de se tornar referência na sua área. Utilize ela como um espaço de compartilhamento de conteúdo, trabalhando juntamente com seu próprio perfil.
Sales Navigator
Além de toda a construção do perfil, para gerar credibilidade e posicionar sua marca entre as referências da área, o LinkedIn possui uma ferramenta própria para aqueles que desejam vender: o LinkedIn Sales Navigator.
Essa funcionalidade atua como uma busca avançada, onde você filtra os perfis com dados próximos da persona definida para o seu negócio, ou seja, do seu cliente ideal. Dessa forma, você cria listas de potenciais clientes de maneira segmentada, otimizando suas campanhas e atingindo um público que já possui interesse no seu produto. Exemplo: se você vende produtos de limpeza, pode utilizar o Sales Navigator para procurar por lavanderias ou empresas especializadas em limpeza, criando assim um grupo de potenciais clientes para o seu produto.
A ferramenta ainda conta com uma inteligência muito útil para recomendar perfis semelhantes ao seu perfil ideal, ampliando ainda mais a sua rede. Há também a ferramenta de envios de mensagens “inbox”, o InMail, para entrar em contato até mesmo com leads que não fazem parte da sua base. Com isso, o LinkedIn se torna um importante aliado quando se pensa em vendas para leads qualificados.
Para entender melhor o Sales Navigator, a Gama indica um vídeo do Thiago Reis, da Growth Machine, com dicas valiosas para se aprofundar nessa ferramenta. Você pode conferir o vídeo clicando AQUI.
Aprenda mais sobre como nossos produtos podem caminhar junto com as redes sociais e alavancar ainda mais suas vendas: entre em contato com os nossos consultores!