Olá, leitores!
A pandemia do Covid-19 teve um impacto gigantesco em nossas vidas, e isso não foi diferente no mercado B2B. As empresas que adotam esse modelo de negócio tiveram que se atualizar rapidamente para não perder espaço nem relevância frente aos seus concorrentes. A interação com os clientes se tornou mais rápida e digital, e o marketing precisou ser reestruturado. Então, como ficou o mercado B2B pós pandemia?
Transformação Digital
Estar impossibilitado de atender em seu comércio físico foi uma das grandes reviravoltas trazidas no início da pandemia de Covid-19. Com isso, os líderes foram obrigados a pensar: qual a melhor saída para continuar vendendo? Uma pesquisa da agência Intelligenzia (que você pode conferir clicando AQUI), especializada em B2B, mostrou que 41% das empresas entrevistadas não estavam preparadas para essa situação de exceção.
Isso fez com que fosse necessário um grande investimento na transformação digital. Adequar seus processos de venda e interações com os clientes se tornou essencial para continuar crescendo em meio às incertezas do mercado. E isso é refletido em números. Para a agência McKinsey, a efetividade do modelo de negócios B2B voltado para o digital subiu em 19% no Brasil. A mesma agência ainda afirma que 70 a 80% dos tomadores de decisões em compras B2B preferem interações remotas ou mesmo compras self-service digitais, pela facilidade de adequar à agenda e pela segurança. Essa pesquisa você pode conferir clicando AQUI.
Ou seja, mais do que nunca se tornou necessário possuir um meio digital ou uma plataforma para que seus clientes tenham um contato rápido e uma maneira fácil de entrar em contato com você.
O marketing B2B
A mesma pesquisa da Intelligenzia ainda afirma que 87% das empresas entrevistadas precisaram rever suas estratégias de marketing por conta da crise. Mais do que estar presente no digital, seu cliente precisa saber disso. Portanto, as ações de transformação digital precisam ser acompanhadas de novas estratégias para alcance e vendas.
As empresas do ramo B2B passaram a adotar conteúdos para as mídias sociais, webinars e anúncios nas mais variadas redes para manter sua base de clientes crescendo. Entre os anúncios, se destacam os anúncios no LinkedIn, já que a rede social tem um forte apelo para o B2B (Confira o nosso conteúdo: “Como aumentar suas vendas com o LinkedIn?” clicando AQUI).
O digital veio para ficar?
Tendo em vista tudo o que foi dito acima, já é de se esperar que o digital terá um grande espaço no mercado pós-pandemia, pela preferência dos clientes em interações remotas e até mesmo feitas de maneira independente. Mas, mais do que isso, as pesquisas mostram que as próprias empresas B2B pretendem sustentar esse modelo devido à sua efetividade.
Estar preparado para esta nova realidade passa por entender as tendências, tanto do consumidor, quanto dos seus concorrentes, por isso, dizer que o digital veio para ficar é algo certo. Possuir as ferramentas para sustentar esse novo modelo, então, se torna novo desafio.
E aí, quer saber mais sobre o nosso B2B e como ele pode te auxiliar a superar os desafios do novo cenário? Entre em contato conosco!